Política de Privacidade

Esta é a política de privacidade da SENDIO (definido no presente documento como “Política”). Nesta Política, explicamos como tratamos os dados pessoais de nossos clientes e/ou terceiros (“Você”), fornecidos por Você ou coletados pela SENDIO. Cada termo iniciado em letra maiúscula utilizado nesta Política é um termo definido e tem o significado a ele atribuído na Política. A Lei nº 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), é o primeiro marco regulatório abrangente sobre o tema de proteção de dados pessoais no Brasil e dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive em meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. A LGPD define como “dado pessoal” toda informação relacionada a uma pessoa natural identificada ou identificável (“Dados”). Tratamento de Dados significa quaisquer operações realizadas com Dados. Tais operações de tratamento incluem coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, armazenamento, arquivamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração de Dados (“Tratamento”). Titular é a pessoa natural (física) a quem se referem os Dados que são objeto de Tratamento (“Titular”). A LGPD estabelece como fundamentos da proteção de dados, além do respeito à privacidade e à inviolabilidade da intimidade, a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião, assim como o desenvolvimento econômico e tecnológico, a inovação, a livre concorrência e a livre iniciativa. Essa Política fala sobre o Tratamento de Dados pessoais e/ou outras informações fornecidas por Você ao navegar, acessar e/ou utilizar as Plataformas, bem como Dados pessoais e/ou informações coletados pela SENDIO, nos termos da LGPD. Esta Política é aplicável ao Tratamento de Dados em meios digitais e físicos, e regula a forma como Tratamos os seus Dados. Ao acessar e utilizar as Plataformas e/ou contratar os nossos produtos e serviços, Você expressamente declara que leu, compreende e aceita o modo que realizamos a coleta, uso e compartilhamento de seus Dados e informações. Leia atentamente este documento e caso Você não concorde com os termos da Política, Você não deverá utilizar as Plataformas e/ou contratar os nossos Serviços. Os termos “nós” ou “nossos”, a empres SENDIO; e os termos “Você”, “seu”, “sua”, ao usuário.”

Índice

1. Comprometimento com a segurança dos seus Dados

2. Dados que coletamos

3. Como utilizamos os Dados

4. Do registro de atividades

5. Compartilhamento e divulgação dos Dados

6. Nossas bases legais para uso dos Dados

7. Armazenamento e exclusão dos Dados

8. Seus direitos, opções e controles

9. Segurança da Internet

10. Alterações a essa Política

11. Canais de Relacionamento


1. Comprometimento com a segurança dos seus Dados

A SENDIO protege seus Dados enquanto Você navega, acessa ou utiliza as Plataformas, bem como durante o processo de contratação e envio de solicitação de suporte. Por isso, os seus Dados serão mantidos em sigilo e não serão compartilhados ou divulgados a terceiros, salvo nas hipóteses estabelecidas nesta Política e em aderência à legislação e/ou regulamentação vigente, ou em casos em que estes permitam o Tratamento.


2. Dados que coletamos

Você, ao utilizar as Plataformas e/ou Serviços, concorda expressamente em fornecer apenas Dados verdadeiros, atuais, completos e precisos e em não alterar a sua identidade no acesso e na utilização das Plataformas e/ou dos Serviços. Você será o único responsável pelas informações falsas, excessivas, incorretas, incompletas, ou imprecisas que nos fornecer e pelos danos, diretos ou indiretos, que isso cause a SENDIO ou a terceiros. Os Dados são coletados nas seguintes hipóteses:
(i) quando inseridos ou submetidos voluntariamente por Você no acesso às Plataformas e/ou uso dos Serviços, sejam eles digitais ou físicos;
(ii) por intermédio da coleta automática de informações de navegação, conforme definidos abaixo, o que inclui, mas não se limita a: criação de conta de acesso, navegação, participação em ofertas e programas, contratação de Serviços e/ou produtos e visitas realizadas; e/ou
(iii) quando fornecidos por outros Titulares sobre Você ou por Você sobre outros Titulares. Também coletamos Dados fornecidos por parceiros estratégicos e prestadores de serviços, entre outros “Parceiros”, unicamente nos termos desta Política e de acordo com as leis e regulamentos relativos à proteção de dados pessoais.
A SENDIO somente recebe ou coleta os seguintes tipos de informações relacionadas a Você:
(1) informações de navegação e do seu dispositivo;
(2) informações de cadastro;
(3) informações financeiras; e
(4) informações comerciais, conforme descrito nesta Política.
Ainda, exclusivamente durante a navegação ou cadastro, a SENDIO também realiza a coleta de Dados Pessoais Sensíveis, tais como:
(1) foto facial (selfie);
(2) identidade de gênero; e
(3) origem racial.
Os Dados Pessoais Sensíveis são utilizados exclusivamente para as seguintes finalidades:
(1) identificar e autenticar Você;
(2) realizar verificações de antifraude; e
(3) apoiar as iniciativas dos Programas de Diversidade e ESG.
Usuários menores de 18 anos não devem tentar se registrar nas Plataformas para ter acesso aos Serviços ou nos enviar qualquer informação. Se tomarmos conhecimento de que coletamos informações de um indivíduo menor de 18 anos em nossas Plataformas, cancelaremos imediatamente a conta criada.


2.1 Informações de navegação e do seu dispositivo.

Podemos coletar as seguintes informações durante o acesso às Plataformas, mesmo que você não esteja cadastrado ou logado:
• geolocalização;
• seu endereço IP;
• data e hora do sistema;
• sistema operacional do seu dispositivo;
• status do sistema e se você utiliza um simulador;
• informações de uso de proxy de internet;
• tipo de conexão wi-fi ou rede móvel;
• navegador do seu dispositivo;
• lista de aplicativos;
• serviços acessados;
• interações realizadas;
• dados técnicos, como informações de URL;
• dados de cookies;
• os tipos de dispositivos que você está usando para acessar ou se conectar às Plataformas;
• atributos do dispositivo, como por exemplo, código IMEI, fabricante, modelo, versão de dispositivo;
• nível de bateria do dispositivo;
• informações que permitem a gestão dos direitos autorais digitais;
• lista de contatos da sua agenda no dispositivo;
• Dispositivos Bluetooth conectados;

2.2: Informações de cadastro.

Podemos coletar Dados durante o uso ou cadastro das Plataformas tais como:
• Nome;
• número do CPF;
• número do RG ou documento equivalente;
• gênero;
• e-mail;
• número do telefone fixo ou celular;
• endereço residencial ou profissional;
• data do nascimento;
• idade;
• nome de usuário;
• profissão;
• estado civil;
• nacionalidade;
• local de nascimento;
• nome dos pais;
• nome do cônjuge;
• número do CPF do cônjuge;
• senha;
• código postal;
• país;
• domicílio Fiscal (FATCA / CRS);
• condição de exposição política (pessoa politicamente exposta);
• sócio de empresa;
• identidade de gênero; e
• origem racial.
Caso Você utilize uma conta em rede social (como o Facebook, LinkedIn e Google) para criar o seu cadastro na SENDIO, coletaremos os dados indicados no momento da vinculação da conta da rede social. Os Dados padrão coletados são os indicados abaixo, mas podemos coletar outros dados, que serão informados no momento da coleta:
• telefone;
• e-mail.

2.3 Informações financeiras.

Para prestar os Serviços que ofertamos ou que Você contrata, nós podemos coletar os seguintes dados financeiros:
• Número do banco ou instituição de pagamento;
• Número da conta (corrente, poupança ou de pagamento);
• Extratos;
• Saldos;
• Renda e Patrimônio;
• Dados de Empréstimos;
• Investimentos;
• Pagamentos;
• Inadimplência;
• Score de crédito, como por exemplo, Cadastro Positivo.

2.4 Informações comerciais.

Podemos ainda tratar dados comerciais coletados em algumas bases de dados, a exemplo do:
• Número do contrato;
• Taxa do contrato;
• Proposta;
• Registro de bens pessoais.
As listagens acima poderão eventualmente sofrer atualizações não se limitando a estas categorias, as quais serão refletidas nessa política.

3. Como utilizamos os Dados

Utilizamos os seus Dados para as seguintes finalidades:
• oferecer os Serviços a Você;
• realizar o seu cadastro e identificação junto às Plataformas;
• aperfeiçoar o uso e experiência em nossos Serviços;
• efetuar estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos serviços, realizando, quando possível, tais operações de forma anonimizada[1];
• resguardar direitos e obrigações relacionados ao uso dos serviços, inclusive em medidas judiciais e administrativas;
• cumprir obrigações legais e regulatórias da SENDIO;
• colaborar e/ou cumprir ordem judicial ou requisição por autoridade administrativa;
• mostrar a você publicidade, nas plataformas ou em sites de terceiros;
• recomendar para você Serviços ou funcionalidades das Plataformas, inclusive serviços terceiros, que possam te interessar;
• manter seu cadastro atualizado para contato por telefone, correio eletrônico, sms, mala direta ou outros meios de comunicação;
• atender adequadamente as suas solicitações e dúvidas;
• informar sobre produtos pré-aprovados, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você;
• realizar a cobrança de valores devidos em contraprestação pelos Serviços contratados e, quando necessário, compartilhando os seus dados com escritórios parceiros que nos prestam serviços de consultoria e cobrança;
• enviar mensagens com informações sobre produtos ou Serviços que possam ser do seu interesse; • gerar conhecimento, inovar e/ou desenvolver novos produtos;
• enviar pesquisa de satisfação dos nossos atendimentos para promover melhorias para atendê-lo. • promover os Serviços e produtos do conglomerado e de Parceiros;
• compartilhar os Dados coletados para Parceiros para as finalidades descritas neste instrumento e de acordo com o disposto na legislação e/ou regulamentação em vigor, entre elas, a de evitar ocorrência de fraude e riscos associados;
• subsidiar procedimentos e controles para prevenção de fraudes, nos termos da regulamentação aplicável;
• Realizar enriquecimento das informações de cadastro quando necessário para a execução do contrato firmado com Você, encaminhamento de comunicações ou atualização de seu cadastro; e
• Apoiar as iniciativas dos Programas de Diversidade e ESG.

[1] A “anonimização” é uma técnica por meio da qual um Dado perde a possibilidade de associação, direta ou indiretamente, a um indivíduo, de modo que posteriormente ficam insuscetíveis de reidentificação por meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento.

4. Do registro de atividades

Podemos registrar as atividades realizadas por Você nos Serviços, criando, quando possível e aplicável, logs (registros de atividades efetuadas nos sites, aplicativos e Serviços) que conterão: o endereço IP do dispositivo utilizado por Você, acesso e ações realizadas no Serviço disponibilizado, data e hora de cada ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado por Você, como a versão de sistema operacional, o navegador, e geolocalização.
Podemos utilizar certas tecnologias de monitoramento das atividades realizadas nas Plataformas, tais como:
Cookies. São arquivos de dados que podem ser salvos em um dispositivo de acesso do usuário, quando ele utiliza as Plataformas e que ajudam a melhorar a sua experiência em nossas Plataformas. Os cookies podem ser utilizados para diversos propósitos, entre eles, lembrar de Você e de suas preferências e rastrear suas visitas e atividades relacionadas às Plataformas. As Plataformas também podem utilizar objetos armazenados localmente para fornecer determinado conteúdo, tais como vídeo sob demanda, videoclipes ou animação. Caso Você utilize um de nossos serviços, podemos coletar seus dados de navegação. Isso inclui o uso de cookies, que são arquivos de internet, geralmente em formato de texto, que armazenam temporariamente suas preferências e seus hábitos de navegação. Por meio deles, podemos personalizar sua experiência por aqui. Mas fique tranquilo, você pode habilitá-los ou desabilitá-los em seu navegador a qualquer momento, sempre que quiser. Lembre-se apenas de que ao desabilitá-los, algumas funcionalidades do site poderão ser comprometidas.
Web beacon. Web beacon é uma técnica que permite mapear quem está visitando uma determinada página da web, identificando o seu comportamento com diferentes sites ou servidores da web.
Ferramentas de analytics. Essas ferramentas podem coletar informações como a forma como Você visita as Plataformas da SENDIO, quais páginas visita e quando as visita, bem como outros sites que já foram visitados antes, sempre que autorizado por Você por meio da gestão de cookies ou outras soluções disponíveis e compatíveis com a tecnologia. Todas as nossas tecnologias respeitarão os termos desta Política, da legislação e regulamentação vigente e as suas opções referentes ao tratamento dos Dados.

5. Compartilhamento

As nossas bases de Dados são de nossa propriedade e a guarda e conservação dos seus dados são de nossa responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessário, será realizado dentro dos limites legais e regulamentares e propósitos de nossos negócios.
As Plataformas também podem redirecioná-lo para site(s) ou aplicativo(s) de terceiros. Depois que Você for redirecionado, as práticas de privacidade serão regidas pela política de privacidade e pelos termos de uso dos respectivos terceiros. Não nos responsabilizamos pelas práticas e conteúdo de privacidade de terceiros. Leia atentamente as políticas de privacidade aplicáveis aos terceiros para entender como eles coletam e processam seus Dados.

6. Nossas bases legais para uso dos Dados

A SENDIO realiza o tratamento de seus Dados de acordo com as bases legais previstas na LGPD, tais como:
(i) para o devido cumprimento das obrigações legais e regulatórias;
(ii) para o exercício regular de direitos;
(iii) com o objetivo de proteção do crédito;
(iv) para a execução dos contratos firmados;
(v) para atender aos interesses legítimos da SENDIO ou de terceiros;
(vi) garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular. Ainda, pode ser preciso a coleta de seu consentimento para possibilitar o Tratamento para finalidades específicas e, neste caso, o uso dos seus Dados estará condicionado à sua manifestação livre, informada e inequívoca.
Listamos a seguir casos de tratamento dos Dados, de forma meramente exemplificativa e não exaustiva, com a aplicação de algumas bases legais, conforme registrado em nosso registro das operações de tratamento de dados pessoais, nos termos da LGPD, sendo certo que outras bases legais não aqui mencionadas poderão ser aplicáveis:

Dados de Cadastro
Uso/Compartilhamento
Base Legal
Contratação de produtos e Serviços
• (iv) Execução de Contrato
Oferecer novas ofertas de produtos e Serviços aos nossos clientes
• (v) Legítimo Interesse
Geração de Indicadores e Relatórios Regulatórios
• (i) Obrigação Legal
Análise de risco e prevenção à fraude
• (vi) Garantia de prevenção à fraude e à segurança do titular;
Apoiar as iniciativas dos Programas de Diversidade e ESG.
• Fornecimento de consentimento do titular

Dados de Navegação
Uso/Compartilhamento
Base Legal
Oferecer novas ofertas de produtos e Serviços aos nossos clientes
• (v) Legítimo Interesse

Dados Bancários
Uso/Compartilhamento
Base Legal
Realização de Pagamentos e Transferências Bancárias
• (iv) Execução de Contrato

7. Armazenamento e exclusão dos Dados

Os Dados são armazenados em ambiente seguro e controlado, por prazo estabelecido legal e/ou regulatoriamente, sendo que para fins de auditoria, preservação de direitos, ou se tivermos alguma outra razão legítima para mantê-los, podemos armazenar os Dados pelo período mínimo de 5 (cinco) anos contados a partir do momento que os dados são armazenados, podendo ser estendido por prazo maior nas hipóteses em que a lei e/ou norma regulatória assim estabelecerem ou para preservação de direitos. Contudo, podemos excluí-lo definitivamente segundo a nossa exclusiva conveniência em prazo menor e desde que não haja qualquer impeditivo legal ou regulatório.
Os Dados podem ser armazenados em nossos servidores próprios ou de terceiro contratado para esse fim, sejam eles alocados no Brasil ou no exterior, de acordo com os critérios da legislação aplicável, podendo ainda serem armazenados por meios de tecnologia de cloud computing e/ou outras tecnologias que surjam futuramente, visando sempre a melhoria e aperfeiçoamento de nossos Serviços.

8. Seus direitos, opções e controles

Nos termos das leis e regulamentos relativos à proteção de Dados, incluindo, mas não se limitando a LGPD, Você possui direitos e garantias em relação aos seus Dados. Nós disponibilizamos mecanismos, detalhados abaixo, para que Você tenha clareza e transparência no exercício de seus direitos. Sempre que precisar, nossa equipe estará pronta para atender suas solicitações. Você poderá obter mais informações sobre a LGPD e o exercício de seus direitos e garantias, dentre outras informações relevantes relacionadas aos seus Dados, mediante acesso ao portal de transparência da SENDIO.
Caso deseje, Você pode, por meio do Portal de Transparência da SENDIO ou por meio dos canais de atendimento, exercer seus direitos conforme previsto em lei:
(i) acessar os seus dados;
(ii) solicitar informações para confirmar o Tratamento realizado com os seus Dados;
(iii) corrigir Dados que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
(iv) anonimizar, bloquear ou eliminar e Dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
(v) realizar a portabilidade* dos seus Dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante a regulamentação pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), observados os nossos segredos comerciais e industriais;
(vi) revogar o seu consentimento para o tratamento dos seus Dados, quando os Dados forem tratados com base no seu consentimento;
(vii) obter informações sobre o compartilhamento dos seus Dados com terceiros;
(viii) obter informações sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento, quando aplicável, e as consequências;
(ix) eliminar os seus Dados tratados com base na revogação do seu consentimento, exceto nas hipóteses de conservação de Dados previstas na LGPD;
(x) oposição ao tratamento que viole a LGPD; e
(xi) solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade, destacando que não há obrigações legais que garantam que seja realizada por um humano.
Caso queira exercer seus direitos previstos na LGPD, você poderá realizar o requerimento pelos nossos canais de atendimento.
*O direito à portabilidade permite aos titulares a solicitação da migração das informações cadastradas de uma organização para outra.

9. Segurança da Informação

A SENDIO utiliza diversas medidas técnicas e administrativas com o objetivo de proteger os seus Dados de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão dos Dados.
Sobre a transmissão dos seus dados pela internet, destacamos que empregamos esforços técnicos e operacionais por meio de controles robustos de segurança que previnem contra incidentes envolvendo os seus dados pessoais, mas não conseguimos garantir a completa segurança durante toda a transmissão, pois apesar de fazermos o nosso melhor, fatores de rede e de operação da sua conexão com a internet, incluindo, por exemplo, uso de redes Wi-Fi públicas, poderão comprometer a segurança dos seus dados até que estejam salvos dentro das nossas Plataformas. A transmissão dos seus dados, incluindo o uso de redes seguras e confiáveis, é de sua exclusiva responsabilidade, e ao concordar com esta Política, reconhece e assume essa responsabilidade.
Uma vez recebidos seus Dados pelas Plataformas, nós nos comprometemos a assegurar que tais Dados estarão seguros.
Suas informações são confidenciais. O usuário que você utiliza em nossas Plataformas possui identificação única, que são de caráter pessoal e intransferível, apenas Você tem o conhecimento da senha, é de sua responsabilidade a guarda e sigilo destas informações, desta forma você nunca deve compartilhar os dados de acesso com outras pessoas. Nossos colaboradores nunca irão solicitar suas credenciais de acesso, incluindo a sua senha, para realizar qualquer operação em nossas Plataformas. Caso receba algum contato em nome da SENDIO solicitando esse tipo de informação, desconfie e nos informe por meio do nosso canal de atendimento.

10. Alterações a essa Política

A SENDIO poderá alterar o conteúdo desta Política a seu exclusivo critério e a qualquer tempo, sendo certo que a versão atualizada estará disponível nas Plataformas. Essas alterações também serão divulgadas no site das Plataformas e poderão ser enviadas para o seu e-mail. Você poderá verificar a versão atualizada desta Política toda vez que visitar as Plataformas.

11. Canais de Relacionamento

Segundo a LGPD, a SENDIO é considerado o “Controlador” dos seus Dados, ou seja, todas as decisões sobre o uso dos seus dados são de nossa responsabilidade. Caso você tenha dúvidas e reclamações sobre qualquer assunto envolvendo os seus Dados Pessoais e como eles são tratados, você pode falar com a gente por meio do canal oficial de atendimento ao cliente.
Se após a leitura deste documento você ainda tiver dúvidas, sobre demais assuntos, você pode falar com a gente pelos canais de atendimento.

Atualização: Janeiro de 2024